Seciju inicia Campanha com orientações aos pais sobre uso de álcool ou outras drogas pelos filhos

0
85

O Núcleo Acolher deu início a Campanha Virtual “Atenção à Família nos Tempos de Pandemia” para conscientizar e dar orientações aos pais e responsáveis sobre como prevenir e lidar com o possível uso de álcool ou outras drogas pelos filhos

A Campanha começa com uma publicação sobre sinais que merecem atenção dos pais quanto ao uso de drogas, a fim de conscientizá-los sobre a realidade familiar atual

Atuante na conscientização sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas, o Núcleo Acolher deu início a Campanha Virtual “Atenção à Família nos Tempos de Pandemia” para conscientizar e dar orientações aos pais e responsáveis sobre como prevenir e lidar com o possível uso de álcool ou outras drogas pelos filhos. A ação terá duração de dois meses e finalizará com o lançamento de uma cartilha relacionada ao tema.

O Núcleo Acolher é um espaço de atenção ao dependente químico e às famílias, administrado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Prevenção contra às Drogas, que trabalha com foco na Política Estadual sobre Drogas, obedecendo às diretrizes da Política Nacional, sob os eixos da prevenção, tratamento e reinserção social da pessoa com dependência química.

Conforme o gerente de Prevenção contra às Drogas da Seciju, Ronan Dorneles, a Campanha tem o objetivo de aproximar à família do Núcleo para conscientizá-los sobre a realidade da dependência química, além de ajudar os pais a prevenir o uso de álcool ou outras drogas pelos filhos e orientá-los quanto às formas de lidar com o problema.

“A internet hoje é o local mais seguro para levar informação de qualidade e conscientização às pessoas, com a finalidade de prevenção. Por isso, decidimos trabalhar mais fortemente este eixo com campanhas online como está para ter acesso não só às pessoas com dependência química, mas aos familiares que também precisam ser ativos no processo tanto de prevenção, quanto tratamento e reinserção social”, explica Ronan Dorneles.

A Pandemia e o álcool

O psicólogo do Núcleo Acolher, Francisco Maior de Oliveira, faz parte do desenvolvimento da Campanha e conta que a ideia surgiu quando se percebeu os efeitos psicológicos devido à Pandemia e o isolamento social nas famílias. “Ansiedade, estresse, insegurança, incerteza, solidão, tudo isso vem acarretando desentendimentos entre os familiares, além de que muitos acabam não sabendo lidar com esses sentimentos negativos e não têm uma orientação, e terminam buscando refúgio no uso e abuso de substâncias psicossomáticas”, ressalta o especialista.

“Nós do Núcleo Acolher, percebendo o atual contexto, pensamos e elaboramos informações que podem ser essenciais para o dia a dia das famílias, tendo como objetivo ofertar um conhecimento que possa ser útil tanto para aquele que tem um familiar ou conhecido que faz uso de alguma droga, como para aqueles que querem prevenir o uso e abuso de álcool ou outras drogas”, completou Oliveira.

Desenvolvimento da ação

A Campanha será desenvolvida nas redes sociais da Seciju e redes de contatos internas do Núcleo, com a publicação de 10 cards, com orientações aos pais sobre diversos aspectos relacionados ao uso de álcool ou outras drogas pelos filhos.

Os temas são: sinais que merecem atenção dos pais; dê atenção à sua família; entrar em acordo pode ser o melhor caminho; elogie mais, critique menos; proporcione rotinas no dia a dia de seu filho; incentive hábitos saudáveis; converse com seu filho sobre a realidade do uso de drogas; estabeleça confiança e saiba como reagir ao descobrir que os filhos usam drogas.

A Campanha culminará na publicação de uma cartilha final com todas as orientações dos especialistas do Núcleo de forma mais aprofundada, a ser divulgada no site da Seciju. A Cartilha Atenção à Família nos Tempos de Pandemia do Núcleo Acolher está prevista para ser lançada em junho deste ano.

Para acompanhar o desenvolvimento dos temas com as orientações dos especialistas do Núcleo Acolher, siga o perfil da Seciju no Instagram (@secijutocantins).

Lauane dos Santos/Governo do Tocantins