Caminhão de agrotóxicos que caiu com ponte entre o Tocantins e o Maranhão é retirado de rio; VÍDEO

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Veja o momento que carreta é retirada do Rio Tocantins
Mais um caminhão que caiu com o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Tocantins e o Maranhão, foi retirada do Rio Tocantins nesta segunda-feira (13). O cavalo mecânico veículo Volvo/FH 500 foi içado da água com ajuda de guindastes na margem do rio.
A queda da ponte aconteceu no dia 24 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos, três desaparecidos e um ferido. A ponte que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226. Carretas, caminhonetes e carros de passeio foram parar no fundo do rio com escombros do vão central da ponte.
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A ação para retirada do caminhão começou na quinta-feira (9). Com ajuda de balões de reflutuação com capacidade de cinco tonelada e o trabalho de mergulhadores, o veículo submergiu. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), informou na sexta-feira (10), que o caminhão seria transportado por rebocadores até a margem do rio.
O DNIT explicou que também foi feita a retirada da carreta do mesmo caminhão, no final desta segunda-feira, conforme etapas de planejamento. Depois da retirada do rio, o Departamento informou que os veículos são encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os devidos procedimentos.
Com relação às bombonas de defensivos agrícolas que eram transportadas pela ponte no momento do colapso, três já foram localizadas e removidas.
Uma equipe técnica composta por dez mergulhadores, equipamentos especializados, entre eles geradores de 40 e 170 kVA, compressor, tenda de cobertura, lancha e balsa de apoio, além de balões de diferentes capacidades, guindaste e escavadeira estão sendo usados na retirada dos veículos do rio.
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Carreta foi retirada do Rio Tocantins nesta segunda-feira (13)
Reprodução/Instagram Elias Júnior
Relembre
O vão da ponte desabou por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro do ano passado. Na época foi apurado pelas forças de segurança que duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pelo local no momento do colapso. Três desses caminhões carregavam ácido sulfúrico e agrotóxicos.
As ações para início da retirada dos veículos e posterior remoção dos galões dependeu de um mapeamento da área e um estudo técnico, conforme detalhou o departamento anteriormente.
O momento em que a estrutura cedeu foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos). O que restou da estrutura antiga, após a queda, foi demolido no dia 2 de fevereiro e, logo depois, começaram as obras. A previsão é de que a obra seja entregue ainda em 2025.
Carro ficou preso em fenda aberta na ponte entre o Tocantins e o Maranhão
Divulgação/ Instagram VShenrique
Íntegra da nota do DNIT
O DNIT informa que foi retirado, nesta segunda-feira (13), o cavalo mecânico do caminhão Volvo/FH 500, conforme o cronograma da operação de reflutuação no Rio. A ação contou com o uso de balões de reflutuação com capacidade de até cinco toneladas, que permitiram elevar o veículo com segurança e eficiência.
A retirada da carreta do mesmo caminhão foi retirada no final desta segunda-feira, dando continuidade às etapas planejadas da operação.
No que diz respeito às bombonas de defensivos agrícolas, três já foram localizadas e removidas. Todos os veículos recuperados são encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para os devidos procedimentos.
A operação mobiliza uma equipe técnica composta por dez mergulhadores e diversos equipamentos especializados, entre eles geradores de 40 e 170 kVA, compressor de 910 pcm, tenda de cobertura, lancha e balsa de apoio, além de balões de diferentes capacidades, guindaste e escavadeira.
A autarquia reforça que a região se encontra em período de chuvas, o que pode influenciar o andamento das atividades. Novas informações serão divulgadas à medida que a operação avançar.
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Fonte: G1 Tocantins