Quase 30 mil peixes são vacinados contra doença em parque aquícola de Palmas

0
91

Projeto é para evitar danos aos produtores com a estreptococose, doença de origem bacteriana que pode matar o pescado. Quase 30 mil peixes são vacinados para prevenção de doença em Palmas
Produtores de peixe em Palmas estão promovendo uma campanha de vacinação para o pescado no parque aquícola de sucupira, localizado no lago da capital. A ação, que já imunizou quase 30 mil tilápias, é para prevenir contra a estreptococose, doença de origem bacteriana que pode matar o pescado.
No ano passado o parque produziu quase 70 toneladas, somando os resultados dos 13 aquicultores da região. A vacinação á uma tentativa de manter os bons números em 2022, já que o prejuízo pode ser grande com qualquer descuido. A estreptococose tem uma taxa de mortalidade de 30%.
“Nenhum produtor em qualquer área não quer ver a sua produção morrer”, comenta o aquicultor Enoque Mendes Ferreira.
A dose rápida é aplicada na barriga do animal. A vacinação precisa acontecer apenas uma vez e já garante imunização ao longo de todo ciclo de vida do peixe. Cada dose da vacina custa, em média R$ 0,20 centavos. Um valor baixo levando em conta o custo médio de produção, que é de R$ 6.
Peixes estão sendo vacinados em parque aquícola de Palmas
Reprodução/TV Anahnguera
A vacinação foi viabilizada por meio de um acordo, no projeto Tilatech, da Embrapa. o objetivo é ver como a tilápia se comporta nas condições climáticas do Tocantins. “Nós garantimos uma melhoria dos indicadores zootécnicos e econômicos”, explica a pesquisadora Flávia Tavares.
Os animais são vacinados ainda jovens, no momento em que são transferidos do tanque de recria para o de engorda. Cada peixe é vendido com, em média, um quilo e pra chegar até lá saudáveis, eles contam com toda a atenção dos produtores.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins